EDP Renováveis inaugura instalação pioneira para armazenamento de energia

edp news

EDP Renováveis inaugura instalação pioneira para armazenamento de energia

Thursday 27, September 2018

O projeto de armazenamento com recurso a baterias está situado junto ao Parque Eólico de Cobadin, na região de Constança, na Roménia.

A EDP Renováveis, líder no sector das energias renováveis e um dos produtores de energia eólica mais importantes do mundo, inaugurou uma instalação pioneira para armazenamento de energia eólica em baterias, no Parque Eólico de Cobadin, na Roménia.

O projeto instalado (Stocare Project) constitui um avanço tecnológico relevante para o armazenamento de energia. O sistema permitirá que, quando houver um excesso de produção, estas baterias sejam carregadas e, quando a produção estiver abaixo do esperado, a energia armazenada pode ser utilizada para fornecimento de energia. 

Este tipo de central de armazenamento de energia poderá ser um ponto de viragem no mercado energético nos próximos anos, já que converterá energias renováveis, como a eólica ou a solar fotovoltaica, em fontes de energia constantes e, por isso, mais eficientes e previsíveis. 

Desta forma, a EDPR coloca em marcha o primeiro projeto de armazenamento de energia na Roménia, um mercado no qual está presente desde 2008. 

Atualmente, a empresa conta com uma capacidade instalada total de 521 MW no país, na maior parte eólica, mas também produz energia solar. A produção da EDPR é distribuída pelas instalações situadas em Dobrogea e Moldávia (geração eólica) e Oltenia (geração solar).

A inovação técnica para uma maior produção e um melhor aproveitamento dos recursos é uma constante na EDPR, que trabalha e investe através deste e de outros projetos pioneiros no mundo para continuar a liderar a vanguarda do sector da geração de energia limpa.