29 Mar 2021
3 min

El hidrógeno forma parte de casi todo lo que nos rodea y se ha utilizado, de forma experimental o en aplicaciones prácticas, durante siglos. En las últimas décadas, han surgido cada vez más tecnologías para producirlo y almacenarlo. Existe un verdadero arcoiris de colores para representar el hidrógeno según su producción. 

Se espera que el hidrógeno verde sea el futuro, pero los otros tonos continúan desempeñando su papel en la industria y la economía en general. A continuación se explica cada uno de los colores que pueden asociarse al H2. Seleccione el color para descubrir su origen.

 
 
 
 
 
 

Hidrogénio branco

Além de ser um elemento presente na água, nas plantas ou nos animais, o hidrogénio também pode ser encontrado na sua forma gasosa, em depósitos subterrâneos. É uma ocorrência rara - até porque é inodoro e incolor, sendo difícil de detetar -, e não existem técnicas eficientes e economicamente viáveis para o extrair.

Hidrogénio azul

Usando a técnica de reformação por vapor, quando o CO2 que é libertado for capturado e armazenado - em depósitos naturais subterrâneos ou subaquáticos -, o hidrogénio é apelidado de azul. Também existem projetos de investigação em curso para a reutilização do CO2 capturado, mas as emissões de CO2 que acabam sempre por escapar para a atmosfera impedem que possa ser uma solução considerada ambientalmente eficiente.

Hidrogénio cinza

Sendo difícil de extrair, o hidrogénio tem de ser produzido. A técnica mais usada atualmente, representando cerca de 90% da produção mundial, é a chamada ‘reformação por vapor’. Para esse processo recorre-se principalmente a gás natural ou outros combustíveis fósseis, que ao serem aquecidos para separar o H2, acabam também por libertar CO2 para a atmosfera, o que justifica a cor e a ineficiência.

Hidrogénio turquesa

Outra tecnologia experimental que está a ser estudada passa por transformar o CO2 em sólido. Ou seja, a matéria-prima é o gás natural ou biogás, mas deste processo, conhecido como ‘pirólise de metano’, resulta carbono sólido em vez de emissões de CO2. Esse produto poderádepois ter aplicações comerciais em várias indústrias: pneus, tintas, aço, grafite.

Hidrogénio rosa

Outra solução possível de obter hidrogénio é através de energia nuclear. Neste caso o processo de eletrólise é conseguido com recurso a essa energia, com os riscos e desperdícios radioativos que lhe estão sempre associados.

Hidrogénio verde

Água e energia elétrica produzida por fontes renováveis. Através da eletrólise, as moléculas de hidrogénio são separadas das de oxigénio, sem quaisquer emissões poluentes diretas ao longo do processo, desde que a energia elétrica usada venha de fontes renováveis. A produção de hidrogénio verde ainda é cara, mas espera-se que o seu custo venha a baixar bastante nos próximos anos, o que faz com que seja a verdadeira esperança para vários setores em termos de eficiência energética e efeitos positivos no meio ambiente.

 

A pesar de las múltiples formas de producir hidrógeno, así como de almacenarlo o utilizarlo, la contaminación y la viabilidad económica de algunas técnicas hacen que ciertos colores sean soluciones sin futuro. El hidrógeno verde está avanzando a pasos agigantados para igualar el precio del hidrógeno gris y azul, lo que hará que esta tecnología no solo sea eficiente desde el punto de vista medioambiental, sino también desde la perspectiva de la generación de empleo y el crecimiento económico. El futuro del planeta depende del hidrógeno verde.