edp news
EDP Let's Go

Iniciativa “Let’s Go Local” da EDP promove concertos de música tradicional portuguesa

Jueves 15, Octubre 2020
Marca
Cultura
Eventos

A iniciativa, criada no âmbito do Portugal #EntraEmCena de que a EDP é parceira, selecionou as bandas tradicionais Os Burricos e Retimbrar para atuações no norte do país. Espetáculos começam já no próximo fim-de-semana.

O desafio Let’s Go Local lançado pela EDP para promover a cultura e os festejos tradicionais de Portugal gerou forte interesse e vai agora levar música a diferentes pontos do país.

Dois projetos – Os Burricos e Retimbrar – são os projetos musicais escolhidos para fazer espetáculos nas suas regiões de origem nos próximos dois fins-de-semana. Os Burricos vão percorrer 12 aldeias em Boticas, Trás-os-Montes, nos dias 17, 18 e 24 de outubro. Já os Retimbrar vão dar um concerto único no dia 25 de outubro na Associação Cultural Zé da Micha, em Vila Nova de Gaia, com lotação reduzida. Brevemente será disponibilizado um formulário para quem quiser assistir a este concerto.

A iniciativa ‘Let’s Go Local’, que resulta de uma parceria da EDP com o movimento Portugal #EntraEmCena, foi lançada em maio deste ano, com o objetivo de apoiar músicos portugueses e ajudar a manter vivos os festejos tradicionais portugueses no atual contexto de pandemia.  Para isso, a EDP desafiou os artistas portugueses a apresentarem um conceito criativo para celebrar a música tradicional. Os projetos selecionados poderiam então contar com apoios para promoção dos seus trabalhos e das tradições que estão nas suas origens.

O movimento Portugal #EntraEmCena é um projeto inédito entre artistas, marcas, empresas públicas e privadas, que se uniram num esforço colaborativo para salvaguardar a cultura e os seus intervenientes neste momento crítico para o setor. Esta plataforma permite que artistas possam lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento dos seus projetos. Também as empresas privadas e públicas podem aqui encontrar talento e ideias propostas por artistas e lançar desafios ao desenvolvimento de novos projetos artísticos, escolhendo as que pretendem financiar.

Criado no final de março, o movimento conta desde o primeiro momento com o apoio da EDP, que se juntou a outras entidades com um histórico de ligação e investimento em cultura, e ainda com o apoio institucional do Ministério da Cultura. Esta colaboração vem assim reforçar o empenho da EDP em promover e difundir a cultura portuguesa nas suas várias vertentes e que se tem traduzido no lançamento de diversas iniciativas e apoio a diferentes projetos em todo o país.

Descubra as bandas

Os Burricos são um grupo de música tradicional portuguesa, que conjuga instrumentos tradicionais (como a gaita de foles, o bombo e a caixa) com instrumentos mais modernos – caso do trombone, da guitarra ou da bateria. Tudo isto preservando a tradição e a cultura, ao mesmo tempo que adicionam um toque de modernidade e uma nova abordagem a este género sem abdicar do espírito e da folia a que o folclore nos transporta.

Os Retimbrar são um coletivo de músicos, sediado no Porto, composto por 10 elementos que celebram um estilo de música de inspiração tradicional e forte matriz rítmica. O grupo iniciou o seu percurso de experimentação a partir do vocabulário de instrumentos tradicionais portugueses e explora, na identidade da música que faz, o ritmo e a percussão, que estão na origem das suas canções. O grupo tem no seu reportório criações próprias e interpretações de música popular ligadas ao extenso número de colaborações já desenvolvidas com comunidades musicais da região norte do país, entre eles grupos de bombos, ranchos folclóricos e outros coletivos.