EDP Night Sessions

EDP compensa pegada de carbono dos surfistas presentes no Meo Vissla Pro Ericeira

Viernes 01, Octubre 2021

Campeonato vai ser mais sustentável com a compensação das emissões de CO2 de todos os surfistas presentes. Um dos dias do evento vai ser marcado pelas EDP Night Sessions com uma competição de surf à noite.

A EDP vai marcar presença no campeonato Meo Vissla Pro Ericeira, que decorre entre 2 e 10 de outubro na praia de Ribeira d’ílhas com uma iniciativa de sustentabilidade. Este campeonato vai levar à Ericeira 160 atletas de surf, nomeadamente 18 surfistas da elite mundial, para além das suas equipas técnicas. Porque a EDP quer contribuir para um planeta neutro em emissões de carbono, a empresa vai compensar a pegada de carbono de cada um destes atletas, incluindo viagens, a sua estadia e as deslocações em Portugal.

A compensação tem como objetivo neutralizar as emissões de CO2 dos surfistas, através do investimento em projetos de sequestro de carbono desenvolvidos em Portugal, contribuindo também para as metas nacionais para a neutralidade carbónica ao mesmo tempo que promove a biodiversidade, regulação do ciclo hídrico e fertilidade dos solos. 

A EDP também convida todos os surfistas presentes a inscreverem-se para participar na 1ª edição das EDP Night Sessions. Numa noite, durante o campeonato, vai ser possível surfar as ondas iluminadas pela lua e por uma instalação preparada para o efeito.

A noite em que ocorrem as EDP Night Sessions vai ser agendada de acordo com as marés, mas nesse dia vão existir quatro heats e as vagas são limitadas a quatro surfistas por heat, duas mulheres e dois homens. Este evento terá como júri um painel internacional de jurados da World Surf League, que vão decidir qual o melhor surfista masculino e feminino das EDP Night Sessions, aos quais será atribuído um premio de 1500€.

A EDP tem marcado presença no surf desde 2010, fazendo desta modalidade desportiva parte da aposta do grupo. Ao longo destes anos, a EDP não só apoiou vários campeonatos de surf, como esteve presente na formação dos jovens com a oferta de aulas de surf, como é exemplo a última iniciativa promovida pela empresa – as EDP Open Sessions – que proporcionou aulas de surf a 200 crianças acompanhadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No âmbito da estratégia de responsabilidade social e do objetivo de mudar, já hoje, o amanhã, a EDP está a apoiar um programa de mentoria a cinco jovens surfistas que se destacaram no surf júnior em Portugal e Espanha. Através do EDP Surf for Tomorrow, estes cinco atletas dos 13 aos 17 anos estão a receber um treino intensivo em várias capitais do surf, de forma a serem treinados para poderem competir na elite mundial do surf.