Skip to main content

Access to Energy - 7th Edition

_XH25137.jpg
Access to energy

Access to Energy - 7th Edition

Monday 10, April 2023
Access to energy
Access to energy
Registration for the 7th edition of the EDP's Access to Energy Fund is now open.

We believe that the future is electric and renewable, and that sustainability can make a difference in the lives of many people who are in remote locations without access to energy.

The 7th edition has an endowment of 1 million euros to invest in sustainable and clean energy projects, which helps to alleviate energy poverty on our planet. Organizations may apply for co-funding from 50.000 euros to 150.000 euros, covering up to 75% of the project costs of non-profit entities and up to 50% of the project costs of for-profit entities.

In this edition we will support projects that are located in these countries:

  • Kenya
  • Malawi
  • Mozambique
  • Nigeria
  • Brazil (new)

Projects must address one of these areas of activity:

Calendar

7th Edition Applications

Registrations are open:

Content card grid

7th Edition Regulation

Open here

Filling Instructions

Open here

Fictional Application

Open here
Frequently Asked Questions (FAQs)

Organizações com e, sem fins lucrativos poderão inscrever-se. Indivíduos ou grupos de pessoas não são elegíveis para financiamento.

As organizações deverão encontrar-se legalmente constituídas e registadas por mais de 2 anos.

Os promotores dos projetos poderão ser de qualquer país do mundo, mas os projetos devem ser implementados nos países indicados no Regulamento: Brasil, Quénia, Maláui, Moçambique e Nigéria.

O projeto deve ser limitado a um país específico. Os projetos que abrangem dois países não são elegíveis.

Salientamos que as parcerias locais são muito relevantes para a avaliação do projeto proposto.

As aplicações serão geridas através da plataforma online. Consulte o documento "Instruções de Preenchimento" para obter mais informações.

Fontes de energia limpa, como solar, hídrica, eólica e biomassa. Combustíveis fósseis, soluções não comprovadas ou em desenvolvimento num estágio inicial não são elegíveis para financiamento.

As soluções energéticas a implementar deverão trazer um benefício efetivo aos beneficiários, sendo bastante relevante a promoção da sustentabilidade energética. Diferentes fontes de energia limpa podem ser incluídas num projeto, desde que seja evidenciada objetivamente a lógica de benefício para a comunidade-alvo.

O Fundo concentrar-se-á em cinco áreas principais para os quais a energia providencia uma contribuição fundamental: educação, saúde, água, negócios e comunidade. A descrição de cada linha de ação na página web e no Regulamento são meros exemplos de projetos potenciais, não se limitam a eles. Mais projetos podem enquadrar-se nas categorias. Consulte as edições anteriores para obter mais informações acerca dos tipos de projetos apoiados.
 

Se uma organização já beneficiou do apoio do Fundo A2E numa edição anterior, o mesmo projecto não é elegível, deverá ser apresentado um novo projeto.

Se o projeto apresentado incidir exclusivamente nas atividades de expansão e atividades comerciais, não tendo em consideração todos os critérios de seleção (impacto social, parcerias, etc.) e, por exemplo, a maioria do co-financiamento solicitado for para Recursos Humanos ou despesas de desenvolvimento para abertura de lojas, o mesmo não será considerado.

Dependendo do tipo de organização, pode ser o Relatório de Atividade Anual e/ou o Relatório Financeiro. Estes documentos também ajudam a avaliar o nível de experiência, a capacidade de gestão orçamental e o tipo de atividades que a organização realiza, pelo que que todos os relatórios partilhados sejam claros e transparentes relativamente a estas dimensões.

Os projetos são avaliados de acordo com os critérios definidos no Regulamento:

  • Relevância social
  • Desenvolvimento de projeto
  • Experiência em projetos similares
  • Viabilidade do projeto
  • Público-alvo
  • Sustentabilidade
  • Parcerias
  • Replicabilidade e escalabilidade

Se algum esclarecimento ou informação adicional for necessária durante a análise do projeto proposto, a equipa A2E comunicará com os Candidatos via e-mail. A decisão final será tomada por um comité de especialistas.

Os projetos selecionados e não selecionados, serão notificados por e-mail acerca da decisão final.

Será assinado um Protocolo de Colaboração entre a EDP e o Candidato. O Protocolo incluirá o orçamento detalhado, cronograma, marcos a atingir e requisitos de relatórios, ajustados ao projeto e acordados antes da assinatura.

Para informação adicional ou esclarecimentos, poderá inscrever-se numa das sessões de esclarecimentos, a ter lugar dia 14 de Abril às 11h (BST) em inglês e às 15h (BST) em português. Em alternativa poderá usar o email de contacto A2E@edp.com.

Looking to learn more about EDP Y.E.S.?
Let's build a lasting relationship. Get in touch to request additional information about our programs and projects, or apply for a contribution by filling out our form, and we'll get back to you.
1749465905
Carbon impact evaluator
This web page produces:
per Byte
0.000
g CO2
per Visit
0.000
g CO2