Skip to main content

Energias do Brasil Starts Trading in the Novo Mercado of the Bovespa Following Initial Public Offering

Energias do Brasil Starts Trading in the Novo Mercado of the Bovespa Following Initial Public Offering

Wednesday 13, July 2005
6 min read
This article has more than 6 months
Today, shares of EDP - Energias do Brasil were admitted for the first time to the Novo Mercado of the Bovespa (São Paulo, Brasil) following an Initial Public Offering of 24,161,000 ordinary shares at a price of R$18 per share, corresponding to a total amount of R$434.9 million (excluding the exercise of the Greenshoe).

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

 

Foram hoje admitidas pela primeira vez à negociação no Novo Mercado da Bovespa (São Paulo, Brasil) as acções representativas do capital social da EDP - Energias do Brasil, S.A. ("Energias do Brasil") na sequência de uma Oferta Pública de Subscrição (a "Oferta") de 24.161.000 novas acções ordinárias a um preço de 18 Reais por acção num montante global de 434,9 milhões de Reais (excluindo o exercício do greenshoe).
 


A Oferta contemplou uma procura efectiva correspondente a cerca de 2,5 vezes o montante total de acções oferecidas, sendo as ordens de subscrição provenientes principalmente dos Estados Unidos (cerca de 50%) e do Brasil (cerca de 40%).


Em simultâneo com esta operação, a EDP procedeu à conversão em acções representativas do capital social da Energias do Brasil de direitos de crédito num valor de 670 milhões de Reais, respeitantes a Senior Notes emitidas pela Escelsa detidas até esta data pela EDP, através da subscrição de 37.222.222 acções ordinárias ao mesmo preço por acção aplicado na oferta (a "Capitalização").


Previamente à Oferta e ao processo de migração dos accionistas minoritários das subsidiárias Escelsa, Enersul e Bandeirante para o capital  social  da  Energias do Brasil em Abril de 2005, o Grupo EDP detinha a totalidade do capital desta empresa, tendo, em virtude daquele processo de migração, passado a deter uma participação de 69%.  Com a realização da Oferta e da Capitalização, o Grupo EDP passa agora a deter 66% do capital social da Energias do Brasil.


Esta operação teve, como principais objectivos do ponto de vista da Energias do Brasil, estabelecer o início de uma parceria de longo prazo com o mercado de capitais brasileiro, dando maior visibilidade aos activos detidos pela sociedade, além de dotar a empresa com os recursos necessários ao financiamento de projectos de expansão, com destaque para investimentos na área da produção de energia eléctrica, e de conferir maior autonomia financeira à Energias do Brasil.


Por outro lado, a conclusão da Oferta e da Capitalização permite ao Grupo EDP atingir os seguintes objectivos principais:

  • posicionar a Energias do Brasil como um dos líderes do mercado energético brasileiro desenvolvendo uma estratégia de crescimento de longo prazo e de forma auto-sustentável, ou seja, sem que se antecipe a necessidade de novas aportações de capital pelo Grupo EDP no futuro próximo;
  • controlar um veículo que permite aproveitar as novas oportunidades de investimento no sector eléctrico no Brasil, atenta à necessidade de expansão do sector, em especial no âmbito da actividade de produção de energia eléctrica;
  • fortalecer substancialmente a estrutura de capital da Energias do Brasil, reduzindo significativamente o potencial de volatilidade relacionado com a existência de passivos denominados em moeda estrangeira.

A transparência e equidade demonstradas na condução de todo o processo que culminou com a realização da Oferta e da Capitalização, demonstra o compromisso do Grupo EDP em adoptar os mais elevados padrões de "Corporate Governance" nas diversas sociedades do seu Grupo económico.

 

EDP - Energias de Portugal, S.A.

 

Documents card grid

Announcement
Document
PDF . 142.90 KB
1743153564
Carbon impact evaluator
This web page produces:
per Byte
0.000
g CO2
per Visit
0.000
g CO2