edp announcement

EDP Clarifies news Published today Regarding the sale of a Stake in Optimus

Wednesday, 10 May 2006

Following a request by the Portuguese Securities Market Commission to clarify certain news released today by the media on a potential sale of shares of Optimus – Telecomunicações, S.A. supposedly held by EDP – Energias de Portugal, S.A, EDP informs the market.

Em resposta a solicitação dirigida hoje pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP"), no sentido de esclarecer as notícias que surgiram hoje em alguns órgãos de comunicação social relativamente à potencial alienação de acções supostamente detidas pela EDP na Optimus, vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

1. Em 22 de Março de 2002, a EDP alienou à empresa de direito luxemburguês denominada Thorn Finance, S.A. a totalidade do capital social da OPTEP - SGPS, S.A., a qual detinha, indirectamente, acções representativas de 25,7% do capital social da Optimus - Telecomunicações, S.A.

2. Conforme foi publicamente anunciado, em 25 de Março de 2002, a EDP apenas manteve um direito de preferência em relação à alienação futura dessa participação social na Optimus que lhe permite adquirir a mesma com preferência perante terceiros ou indicar uma terceira entidade que proceda a essa aquisição.

3. Em virtude da existência deste direito de preferência, a EDP foi contactada no passado pela Sonaecom, SGPS, S.A., accionista maioritária da Optimus, manifestando esta a sua disponibilidade para efectuar uma operação de roll-up tendente a concentrar na Sonaecom as acções da Optimus controladas pela Thorn Finance.
 

4. Embora não se tenha mostrado possível até à presente data chegar a um entendimento que permita a realização de uma tal operação, a Comissão Executiva da EDP encontra-se devidamente mandatada pelo respectivo Conselho de Administração para analisar e actuar face a uma eventual proposta ou notificação que possa vir a receber a este respeito.

 

EDP - Energias de Portugal, S.A.