fish day

EDP celebra o dia mundial das migrações de peixes com projeto nas barragens no Douro

Monday 23, May 2022

Os primeiros resultados da monitorização das eclusas de peixes no Douro, um mecanismo que facilita a migração de peixes no rio, são positivos e mostram que há espécies nativas a transpor as barragens. Projeto da EDP esteve em destaque na celebração do World Fish Migration Day.

A EDP voltou a associar-se ao World Fish Migration Day, um evento global que se celebra a 21 de maio, de dois em dois anos, com o objetivo de sensibilizar para os temas da conectividade dos rios e das migrações de peixes. Para marcar a data, a EDP organizou esta segunda-feira um encontro na barragem de Crestuma-Lever para dar a conhecer os principais resultados do seu projeto nas eclusas de peixes das barragens do Douro Nacional. No encontro, que contou com a presença das autarquias de Gaia e Gondomar e de várias entidades, como a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foi possível mostrar o impacto positivo deste projeto.

Criadas para facilitar a passagem de peixes, as eclusas são um mecanismo essencial para garantir a biodiversidade e a proteção das espécies fluviais. A monitorização da ictiofauna que utiliza as eclusas de peixes está atualmente em operação em cinco barragens: Crestuma-Lever, Carrapatelo, Régua, Valeira e Pocinho.

Os resultados deste projeto demonstram, por exemplo, que uma espécie migradora em risco de desaparecimento, como é o caso da enguia-europeia, tem utilizado as eclusas para chegar à albufeira da Valeira, a 145 quilómetros da foz do rio Douro. É nas áreas a montante que crescem e se preparam para voltar ao mar, onde se reproduzem – no espaço de ano e meio, foram contabilizadas quase 25 mil enguias na barragem de Carrapatelo. Também já se observou o aparecimento de outras espécies nativas, como a solha das pedras, a truta marisca o peixe-rei ou o robalo-legítimo.

O trabalho de monitorização das eclusas – que também tem contado com a colaboração de pescadores locais – tem sido igualmente importante para detetar espécies invasoras (como a achigã ou o peixe-gato-negro, entre outras). A presença destes peixes em albufeiras e outras zonas fluviais acaba por influenciar o equilíbrio do ecossistema, dado que, além de predarem algumas espécies nativas, ainda competem por habitat e alimento.

Nos últimos anos a EDP investiu cerca de dois milhões de euros para modernizar o funcionamento destas eclusas, com a expetativa de ainda contribuir para que outras espécies migradoras, como a lampreia e o sável, possam também transpor as barragens do Douro num número expressivo.

A EDP reforça assim, através deste projeto, o seu compromisso com a biodiversidade e o respeito pelo ambiente, que sempre orientaram a sua estratégia. Ao associar-se ao World Fish Migration Day, a EDP pretende, mais uma vez, alertar para a importância de proteger os ecossistemas fluviais e de envolver as comunidades nesta missão ambiental.